O Bem Amado

 

Sinopse: Baseado na Obra de Dias Gomes, O Bem Amado conta a história de Odorico Paraguaçu, o prefeito que tem como principal objetivo conseguir um defunto para inaugurar a sua grande obra, o cemitério da cidade de Sucupira. O dia-a-dia entre o apoio das irmãs Cajazeiras e a oposição ferrenha do jornaleco da cidade, apimentada pela inclusão de personagens inesquecíveis como Zeca Diabo, um cangaceiro matador e Ernesto, o moribundo que não morre, é uma sátira divertidíssima da elite brasileira.
» O texto original de Dias Gomes foi adaptado por Guel Arraes.
» Exibida em 1973, O Bem Amado é um dos marcos da televisão brasileira. Foi o primeiro folhetim a mostrar personagens e histórias genuinamente brasileiras, a primeira novela nacional em cores, a primeira produção da Globo exibida no exterior e o primeiro trabalho de Lima Duarte como ator da emissora. Em razão do grande sucesso, O Bem Amado deu origem a uma série homônima, que foi ao ar entre 1980 e 1984, com 220 episódios.
Outra Sucupira
O roteiro de Guel e Cláudio Paiva tem diferenças em relação às versões da TV, feitas pelo Dias Gomes. A história se passa entre 1961 e 64, numa Sucupira não necessariamente nordestina, há personagens novos, e as beatas irmãs Cajazeiras (Andréa Beltrão, Drica Moraes e Zezé Polessa) viram peruas pioneiras. Matheus Nachtergaele vive Dirceu Borboleta.
Odorico Paraguaçu (Marco Nanini, que fez o papel no teatro) continua um político corrupto e reacionário, mas não mais um coronel de sotaque.
"O ridículo dele é menos ser um coronel atrasado do que ser um bacharel empolado. Ele usa casaca, é um cara urbano que assimilou mal a cultura", diz Guel, que preservou o sotaque de Zeca Diabo (José Wilker). "Na mitologia do Dias, o Zeca é a justiça bruta do povo, o justiceiro sem consciência social. Ele é meio arcaico mesmo", afirma o diretor.
Conheça a versão da minissérie e da novela:
O enorme sucesso de O bem-amado gerou um seriado com o mesmo nome, que estreou em 1980, com a ressureição do prefeito Odorico Paraguaçu, e permaneceu cinco anos no ar.
01 - O BEM AMADO - 22 Episódios + Resumo da Novela + Último Capítulos completo - 08 DVDs + Trilha sonora da novela. Relembre esta inteligente e engraçada série da TV brasileira com os personagens Dirceu Borboleta, as Irmãs Cajazeiras, seu Nenzim do Jegue, o Padre, Zeca Diabo e o insuperável Prefeito Odorico Paraguaçu.
01 - O BEM AMADO - 33 Episódios em 14 DVDs da série