Teresa Batista

 

Teresa Batista foi uma minissérie exibida pela Rede Globo, entre 7 de abril a 22 de maio de 1992 (28 capítulos). De Vicente Sesso, baseada no romance Teresa Batista Cansada de Guerra de Jorge Amado. Dirigida por Paulo Afonso Grisolli.

Sinopse:

A trajetória de Teresa Batista dos 13 aos 27 anos. Ainda criança, é vendida por sua tia Felipa ao Capitão Justo, um homem violento e poderoso que coleciona meninas. Maltratada e violentada por ele, Teresa não cede facilmente às vontades do capitão, como as outras meninas. Ao descobrir que ela sabe ler e escrever, Justo a obriga a trabalhar em seu armazém, onde conhece o estudante Daniel, por quem se entrega e se apaixona. Apanhada em flagrante, Teresa mata o capitão e é presa. Para a sua decepção, Daniel não fica ao seu lado. Ele nega a cumplicidade no crime, e diz que foi seduzido pela menina.

Teresa consegue a liberdade graças a intervenção do advogado Lulu dos Santos e passa a ser cortejada pelo coronel Emiliano, homem mais velho, muito rico e generoso. É nessa fase que ela conhece a tranqüilidade e a segurança. Dura pouco. O coronel morre e ela tem que se bandear para a casa de Veneranda, a cafetina de Cajazeira. Todo esse infortúnio acontece enquanto Teresa aguarda a hora de realizar seu grande sonho: viver ao lado do pescador Jereba, que a defendera da violência do capitão Justo, mas que desapareceu de sua vida (ele era casado e sua mulher estava doente).

Novamente Teresa deixa Cajazeira e parte para Salvador, onde se torna cantora de cabaré. É quando conhece Almério, homem bom e assentado na vida que se encanta com sua beleza. Próxima de se casar com Almério, ela reencontra Jereba, fazendo com que desista de tudo para viver ao lado do seu verdadeiro amor.

Elenco:

Patrícia França - Teresa Batista
Humberto Martins - Jereba
Jorge Dória - Coronel Emiliano
Herson Capri - Capitão Justo
Hugo Gross - Daniel
Othon Bastos - Lulu dos Anjos
Stepan Nercessian - Almério
Zilka Salaberry - Veneranda
Lala Schneider
Sandra Barsotti
Jayme Periard
Joel Barcellos
Martha Overbeck
Marcelo Picchi
Castro Gonzaga
Nelson Dantas

Trilha Sonora:

01 - A Vida Vai Mudar - Danilo Caymmi
02 - Modinha Para Tereza Batista - Simone Caymmi
03 - Deixa Ficar - Nana Caymmi
04 - Mal-me-quer - Aquarela Carioca - Particip. Especial Ney Matogrosso
05 - The Desert / The Wraith - Dori Caymmi
06 - A Peste - Roger Henri
07 - Verso De Bolero - Fagner
08 - Vamos Falar De Tereza - Danilo E Dorival Caymmi
09 - Muito Tanto - Mara Foroni
10 - Amazon River - Dori Caymmi
11 - Prá Ficar No Ponto - Patrícia França
12 - Pelas Ruas - Roger Henri