Tieta

 

Tieta foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990, no horário das 20 horas.

Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, e dirigida por Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho, com direção geral de Paulo Ubiratan.

A novela foi uma adaptação televisiva do romance de Jorge Amado, intitulado Tieta do Agreste, escrito em 1977.

Sinopse:

A jovem Tieta é escorraçada da cidade pelo pai, o miserável Zé Esteves, inconformado com o comportamento liberal da menina e influenciado pelas intrigas da outra filha, a invejosa Perpétua. Rejeitada e humilhada, Tieta vai para São Paulo, fugindo do conservadorismo da população da pequena cidade de Santana do Agreste, no nordeste brasileiro.

Vinte e cinco anos depois, Tieta reaparece rica, exuberante e decidida a se vingar da família. No dia em que chega, o comércio se encontra fechado por causa de uma missa que está sendo rezada em sua memória. Vestida com calças de couro justíssimas, ela interrompe a celebração, chamando a atenção de todos na igreja e desfazendo o mal-entendido. Seu retorno acaba mudando a rotina de todos os moradores de Santana do Agreste. Os que a condenaram na juventude passam então a cortejá-la, seja pela sua fortuna, seja pela sua exuberância.

Para chocar ainda mais a família, Tieta se envolve com seu sobrinho seminarista Ricardo, filho da rancorosa Perpétua. Beata extremamente conservadora - sempre acompanhada das carolas Amorzinho e Cinira -, ela guarda em seu armário uma misteriosa caixa branca.

Além da trama central, histórias paralelas conferem humor à trama. Como a de Imaculada, uma das "rolinhas" do coronel Artur da Tapitanga, prefeito da cidade, que dá abrigo, alfabetização e comida às meninas, em troca de favores sexuais. Já Carol é amante do coronel Modesto Pires, que a trata por "teúda e manteúda".

Sempre amparadas por Tieta, Tonha e Carmosina - filha da misteriosa Dona Milú - são suas amigas inseparáveis. A primeira consegue, com sacrifício, se libertar da perversidade de seu marido, o pai de Tieta, e se transforma numa estonteante mulher. Já a segunda descobre o amor e o sexo na maturidade.

Os Cavaleiros do Apocalipse são o grupo formado pelos inseparáveis amigos Timóteo - o galã que se sente frustrado por não ser mais solteiro, já que é casado com Elisa -; Amintas, dono de uma casa de materiais de construção; Ascânio, que retorna à cidade desejando promover o progresso; e Osnar, ex-amante de Tieta e o mais conquistador do grupo.