CHAVES

 

30 CURIOSIDADES SOBRE CHAVES, VALE A PENA VER.
- Chaves estreou no Brasil no programa do Bozo, exibido no SBT, em 1984 com apenas 13 episódios comprados. Devido ao sucesso, compraram mais lotes de programas em 1986, 1988 e 1991.
- A música tema de quando o Professor Girafales e a Dona Florinda se encontram é o tema do filme "E O Vento Levou" em outro arranjo. É a única música reconhecível da trilha sonora desse programa.
- No programa do Chaves há uma aluna chamada Iara que só falou 7 palavras e nunca mais apareceu. Ela aparece vestida de azul no episódio em que os alunos estão fazendo a prova de desenho na escola. É nesse mesmo episódio que Chiquinha pede para fazer uma "observação".
1 - No dia 20 de junho de 1971 foi ao ar o primeiro episódio de Chaves, no México. Nesta época, Chaves era apenas um quadro do programa ‘Chespirito’.
2 - Em 1974, Maria Antonieta de las Nieves, que interpretava Chiquinha, teve que se afastar do seriado, porque estava grávida. Na trama, foi inventada a desculpa que a personagem tinha ido morar com tias no interior.
3 - No início da série, os personagens não tinham suas características clássicas. Seu Madruga não era pai da Chiquinha. Ele morava na casa da Dona Florinda e vendia balões. O sr. Barriga não era dono da vila, era apenas zelador e Dona Florinda não usava bóbis.
4 - No fim de 1978, Carlos Villagrán, que vivia Quico, decidiu sair do elenco para ser astro de seriado na Venezuela. Os últimos episódios com o personagem são os da viagem a Acapulco.
5 - A canção “Boa Noite Vizinhança”, tocada no episódio de Acapulco, é uma homenagem ao ator Carlos Villagrán, que estava deixando a série. Ela foi composta por Roberto Gómez Bolaños, intérprete de Chaves e criador do seriado.
6 - No episódio “Vamos ao Cinema”, Florinda diz que Quico vai morar com uma madrinha rica. A história se tratava de uma desculpa para justificar a saída de Carlos Villagrán.
7 - Em 1979, Rámon Váldez, o Seu Madruga, recebeu uma proposta para ir trabalhar no mesmo seriado de Quico. Bolaños criou o restaurante da Dona Florinda para preencher os desfalques. Em 1981, entretanto, Seu Madruga retorna e fica na série até 1983.
8 - No fim da década de 80 até 1992, a série voltou a ser apenas um quadro do programa ‘Chespirito’. No Brasil, levava o nome de ‘Clube do Chaves’.
9 - O endereço do sr. Barriga é a Rua Baleia, esquina com a rua Cachalote, na vila dos Elefantes.
10 - A Bruxa do 71 levou esse apelido pois a atriz, Angelines Fernandez, começou a trabalhar com Roberto Gómez Bolaños em 1971. Quando Chaves passou a ser uma série, colocaram 71 como número do apartamento para que o nome fizesse sentido.
11 - O curioso local onde nasceu o carteiro Jaiminho, Tangamandápio, realmente existe. Não se trata de uma cidade, mas sim de um vilarejo localizado na cidade de Cuernavaca, no México.
12 - Na década de 90, correu um forte boato na imprensa brasileira afirmando que os atores do Chaves teriam morrido em um acidente de avião. Esse acidente jamais ocorreu.
13 - Angelines, que interpretava dona Clotilde, faleceu em 1994, com câncer no pulmão. A atriz, que morreu por conta do fumo, era melhor amiga de María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha.
14 - Edgar Vivar, que vivia Seu Barriga, foi médico antes de ser ator.
15 - María Antonieta se casou por volta de 1972 com Gabriel Fernandez, produtor de televisão. Ele era responsável pela locução do início do programa na versão mexicana que dizia: “este é o programa número um da televisão humorística”.
16 - Em 1978, Florinda e Roberto Bolaños começaram a namorar, depois de uma viagem que fizeram ao Chile. Casaram na Cidade do México no dia 19 de novembro de 2004, após mais de 25 anos de união não-oficial. Mas o que poucos sabem é que Florinda teve um romance com Carlos Villagrán (Quico). Contam as más línguas que isso teria sido a raiz de muitas desavenças entre os principais atores do seriado.
No fim de 1978, Carlos Villagrán (Quico) decidiu sair do elenco para ser astro de um programa na Venezuela. Os últimos episódios com o personagem são os da viagem a Acapulco, onde é tocada a canção "Boa Noite Vizinhança", como uma homenagem ao Villagrán. A canção foi composta por Roberto Gómez Bolaños.
17 - O ator Horácio Bolaños, que interpretava Godiñez, era irmão de Roberto Gómez Bolaños, o Chaves. Ele faleceu em 21 de novembro de 1999, vítima de um infarto.
18 - O nome original de Chaves é ‘el chavo’, que, em espanhol significa “moleque”, “menino”. Na hora de traduzir para o português, esse termo não existia, então o personagem passou a se chamar Chaves na dublagem brasileira.
19 - A música que toca toda vez que dona Florinda e professor Girafales se encontram é ‘Tema de Tara’, trilha sonora original do filme ‘E o Vento Levou’.
20 - Desde 1995, María Antonieta de las Nieves tem os direitos sobre a personagem Chiquinha, depois que Bolaños esqueceu de renová-los por engano. O diretor, criador e roteirista não pode vender a imagem da personagem para a fabricação de bonecos ou mesmo incluí-lo no desenho animado inspirado no programa de TV.
21 - María Antonieta de las Nieves afirmou em entrevista que Bolaños continua a insistir na disputa judicial para recuperar os direitos sobre Chiquinha. A atriz diz não ter mais “forças” para brigar. O filho de Bolaños desmente que exista novo processo.
22 - Em uma entrevista, a atriz que interpreta Chiquinha afirmou que o pré-infarto que sofreu em 2002 se deveu em parte por essa briga judicial entre ela e Bolaños.
23 - A música de abertura do programa original é de Jean-Jacques Perrey e chama-se "The Elephant never forgets" de seu disco "Moog Indigo". O tema foi baseado na Marcha Turca das Ruínas de Atenas de Beethoven.
24 - Quando a personagem Popis (interpretada por Florinda Meza) ingressou na vizinhança, sua voz tinha uma característica fanhosa. Poucos dias após ir ao ar, um senhor disse a Roberto Gómez Bolaños, intérprete de Chaves e criador do seriado, que jamais voltaria a ver seu programa porque seu filho tinha esse problema e agora todas as crianças da rua debochavam dele na escola. Por esta razão, Bolaños decidiu acabar com a personagem que só voltou um ano depois com a voz normal.
25 - Quando Ramon Valdés (Seu Madruga) morreu, Angelines Fernandez (A bruxa do 71) foi a única que permaneceu durante horas de pé ao lado de seu caixão. Durante esse tempo, Angelines chorou o tempo todo repetindo as palavras "É melhor não dizer nada", recordando um dos bordões que utilizava no programa. Angelines e Ramon foram muito próximos e eram grandes amigos na vida real.
26 - Durante seu auge, o programa foi visto, em média, por 350 milhões de pessoas por semana.
27 - Dizem que certo dia Pelé ligou para Roberto Gómez para propor-lhe realizarem o filme "Chaves". Roberto não quis levar o personagem ao cinema e disse "não".
28 - Em 1973, Maria Antonieta das Neves (Chiquinha) deixou o elenco do programa para apresentar um programa de variedades chamado "Pampa Pipiltzin". O programa não teve muito sucesso, na verdade foi um fiasco total, e Maria regressou com Chespirito.
29 - O programa chama-se "Chavo do Oito" porque "chavo" significa "moleque" em espanhol e a série começou a ser transmitido pelo Canal 8 do México em 1971. Depois do sucesso do programa, começou a passar em outro canal de mais prestígio e Chespirito teve que buscar alguma desculpa para o "8″, foi quando inventou que Chaves vivia no apartamento número 8.
30 - Roberto Gomez Bolaños assinalou em uma visita ao Peru em 2008, que tinha projetado um trágico final para o Chaves, que deveria morrer atropelado quando tentasse salvar outro garoto. Ante o conselho de sua filha psicóloga, que lhe advertiu que não fizesse assim, já que muitas crianças poderiam responder com atitudes bem mais graves, inclusive o suicídio, desistiu de sua ideia.

- Fonte: http://www.curingainfeliz.com/2013/07/30-curiosidades-sobre-chaves.html#sthash.VhK04WJS.dpuf